Cooperativa Regional Agropecuária Terra Livre
A Cooperativa Regional Agropecuária Terra Livre (Coopertel), foi fundada em 30 de junho de 2008 no município de Ponte Alta – SC e têm como base os agricultores dos assentamentos do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), reassentados atingidos por barragens, grupos de mulheres agricultoras e agricultores familiares da região.
Desenvolve diversos trabalhos de assessoria técnica, social e ambiental, estabelecendo parcerias com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Ministério de Desenvolvimento Social, Universidade Federal de Santa Catarina, INCRA e Prefeitura Municipal de Ponte Alta. A cooperativa vem desenvolvendo vários programas de aquisição de alimentos e formação de estoques, junto a Conab. Sempre objetivando o fortalecimento e modernização, agregando valor a produção e comercialização agropecuária, com prioridade na moranga, hortaliças e conservas.
Atualmente com 350 famílias cooperadas atuando em 17 municípios da região. Inaugurou em 2010 uma agroindústria de processamento de alimentos em Ponte Alta, onde estão sendo produzidas conservas de pepino, beterraba, cenoura e cebola, também, sucos, poupas concentradas, farinha de moranga, sementes de moranga caramelizadas nos sabores: chocolate, café e canela, inclusive light, bem como vegetais desidratados.
É uma organização solidária, ética e socialmente responsável. A cultura institucional é dinâmica e aberta, apoiando-se no talento e vontade de superação de seus cooperados. Empenhada nos valores estabelecidos na cultura da produção, constituindo não só um desafio, mas também, um marco de orientação.
A inovação na busca de novas tecnologias e sabores alimentares, com geração de trabalho, renda e qualidade de vida, é a razão dos seus processos produtivos.
Tem como missão agregar excelência e valor a cadeia produtiva alimentar, apoiando modelos alternativos e solidários de produção, buscando o fortalecimento de relações sociais compatíveis com as perspectivas econômicas, sociais, ambientais, políticas e culturais das novas sociedades em seus permanentes processos de construção.